Visita à comunidade Vida e Paz



A comunidade Vida e Paz - Centro de Fátima - é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que luta pela reinserção de toxicodependentes na sociedade.
Fomos guiados pelo coordenador terapêutico Miguel, que nos explicou de forma pormenorizada o funcionamento daquela instituição. A comunidade dispõe de duas unidades. A unidade primária destina-se aos utentes nas primeiras fases de desintoxicação física. Estes são sebmetidos a intensivos tratamentos psicológicos, que lhes permite aprender acerca da "doença" que possuem e iniciar um novo e progressivo estilo de vida de abstinência.
A unidade secundária destina-se a utentes em fase mais avançada de reabilitação. A estes passa a ser dada uma semanada de 10 euros, para as suas necessidades secundárias, assim como uma maior liberdade; passam a poder sair da instituição para visitar os amigos ou os familiares.
Os utentes realizam diversas actividades ao longo do dia e são guiados por horários bastante rigorosos. Dispõem de vários espaços de lazer, como a carpintaria, ginásio, oficina, olaria, sala de informática e sala de electrotecnia.
O centro, pertencente à igreja católica, possui capacidade para um máximo de 70 utentes, abrigando, em média, cerca de 62.

0 comentários: